Comece pequeno… build a beachhead

No momento estou preparando a apresentação do Zandu para as finais do “2o Desafio Gv-Intel“.

Um dos pontos que quero abordar é a importância de se lançar um serviço com um nicho em mente. Do meu ponto de vista as empresas que hoje atuam nesse mercado estão sem foco, não sabem ao certo qual cliente querem atingir e acabam tentando atender todo mundo. Resultado: não conquistam ninguém.

Se o Zandu sair do papel a idéia é lançá-lo para um público específico, e desse público crescer para os demais. Operando dessa maneira será possível construir uma ferramenta que seja mais útil e que atenda de forma mais eficaz a expectativa dos usuários (tanto dos vendedores quanto dos compradores).

Além disso eu acho que um grande erro cometido por “empreendedores da Internet” é a crença de que basta colocar o negócio na rede que a idéia pega… a verdade é que negócios na Internet são como qualquer outro, precisam ser “vendidos”… e o esforço de vendas deve ser Off-line e não só Virtual. Focando em um nicho esse esforço de vendas é facilitado.

Buscando reforços para esse ponto eu citei duas frases interessantes do Guy Kawasaki que estão no seu livro “The Art of the Start“. Seguem os slides:

nicho1.JPG

nicho2.JPG

Por acaso acabei de cair em um blog (usando o StumbleUpon… excelente para momentos de tédio) onde o autor aborda esse ponto…. segue o link.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: