Radiohead – sucesso da desintermediação

Seguindo a linha de outros músicos como Nine Inch Nails e Lobão (ha-ha), o Radiohead decidiu lançar seu último álbum na Internet… sim, de graça.

Bem, na verdade eles “convidam” as pessoas a pagarem quanto considerarem justo pelo disco. Resultado? 1,3 milhões de downloads desde o dia 10 de outubro, com uma contribuição média de 4£ (R$14 e pouco) por download.

Fora o marketing de guerrilha conseguido para a turnê os caras, sem dúvida, pagarão as contas da produção do disco com fôlego.

Tem muito a ver com a palestra do Chris Anderson sobre “Economia da Abundância” que eu recomendei, em especial com o vídeo que ele exibe ao final da palestra.

Estou puxando o meu  disco (não paguei nada agora porque provavelmente comprarei o disco quando sair nas lojas… e porque atualmente estou desempregado! ha! :D). Você pode acessar o site do álbum aqui.

Como brinde do post segue um vídeo de uma apresentação fenomenal deles:

Advertisements

3 responses to this post.

  1. O curso de vela é muito legal mesmo! Sobre o museu Diálogo no Escuro, só tem em Campinas.

    Abraço

    Tanaka

    Reply

  2. gian,

    tava acompanhando esta noticia em um outro forum e falaram algo q eh verdade…
    eh facil lancar o seu album na internet depois que a gravadora ja investiu milhoes de dolares na banda e a tornou conhecida no mundo todo… queria ver se fosse uma situacao diferente, tipo qq ser no mundo lancar o seu disco pela internet e pedir pro pessoal pagar o q eh justo…
    anyway, nao deixa de ser uma possivel tendencia dos grandes musicos e icones musicais…
    abs

    Reply

  3. Sem dúvida Markim! Mas até para esses ilustres desconhecidos a Internet tem apresentado alternativas… dá uma olhada no http://www.sellaband.com
    Acho fenomenal a idéia!
    As bandas colocam suas MP3 no ar e os usuários podem FINANCIAR a gravação de um CD. Resultado: boas bandas naturalmente destacam-se em meio a multidão, recebem a grana pra gravar o seu CD e geram mídia espontânea. Não é o modelo perfeito mas é interessante! Check it out!
    Abraço

    Reply

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: