Simplicidade…

“110… clear”

Tentando ressuscitar este blog!

O coitado foi abandonado graças ao famigerado TCC. Este que tem me tirado alguns meses de vida… Por que insistem em complicar ao invés de simplificar as coisas??? Acho louvável a abertura dada aos formandos para que concluam o seu curso defendendo a criação de um novo negócio… mas, se for para fazer as coisas que façam direito…

Um TCC, com todas as suas exigências metodológicas e acadêmicas, não se mistura com a simplicidade – SIMPLICIDADE, não despreparo ou falta de estudo – necessária para a criação de um plano de negócios. Imagino as risadas de um capitalista de risco ao receber, por e-mail ou pombo correio, um calhamaço que apresenta, entre outros, conceitos “Schumpeterianos” do empreendedorismo e do empreendedor… tá, provavelmente ele não daria risadas, iria usar o “PN” como suporte para o seu MacBook ou para o projetor de mesa… 🙂

Desde que comecei a escrever o meu querido TCC eu perdi a esperança de aproveitar 80% do meu tempo dedicado a ele para algo que seria útil após me formar… Pareto deve revirar na sua cova ao me ver “complementando” as 20 páginas que me servirão no futuro…

Talvez nunca seja possível criar maneiras – academicamente aceitáveis – de se avaliar o conhecimento dos graduandos por meio de planos de negócios… mas que então não tentem vender o peixe aos alunos de que ISSO é um plano de negócios…

E a pior conseqüência? Dezenas de formandos desmotivados (e professores igualmente… porque tenho relatos de orientadores de TCC da família!) que não vêem a hora de terminar logo esse estorvo, ao invés de pessoas interessadas e dedicadas na criação de projetos que podem virar algo interessante num futuro próximo… Tenho certeza que muitos que seguirem em frente com essa loucura desejarão JAMAIS terem que passar próximos de um “plano de negócios” outra vez na vida…

Leave a Reply

